sábado, 2 de julho de 2016

Roséola infantil ou Exantema Súbito

Oi, hoje vim contar sobre um susto que levei quando a Helena estava com 11 meses e contraio a tal da Roséola. Helena não vai a colégio e nem em creche, fica em casa somente comigo, mas ela teve teve contato com outras crianças que vão e acabou colocando brinquedos dos amiguinhos na boca,justo os brinquedos que também os acompanham a escolinha então nossas suspeitas do contagio começou por ai, já  que o vírus se pega pela saliva,mas quando se trata de criança nunca se sabe com realmente aconteceu.

Mas o que é a Roséola ? 

A roséola é uma daquelas doenças inofensivas da infância,mas que assusta muito, pois começa com uma febre bem alta, sem explicação, e atinge principalmente crianças entre 6 meses e 6 anos, predominando nas menores de 2 anos.
A roséola é causada por um vírus, o vírus do herpes humano tipo 6 (HVH-6) e 7 (HVH-7), e é transmitida pela saliva (pense em todos aqueles brinquedos que são mordidos por todas as crianças da escolinha).
É difícil identificar onde ocorreu o contágio, porque a roséola é transmitida quando a erupção de pele ainda não apareceu (e portanto ela ainda não foi diagnosticada), e o período de incubação vai de 5 a 15 dias. 
 
 
Helena do nada começou a ter uma febre alta em uma quinta - feira a noite,ela abaixava e do nada subia, ficava variando entre 37,5º até 39º, 40º. Nada além disso. Como não melhorava,levei ao pediatra, como não havia nada inflamado e não tinha nada de anormal na urina, levantou a hipóteses da Roséola. E o único medicamento receitado foi um antitérmico para controlar a febre de 6 em 6 horas.
 

Quais são os sintomas da roséola?

  • Febre alta, repentina e contínua, que fica entre 38,3 e 42,2 graus, durante três ou quatro dias, e que desaparece tão rápido como veio
  • Além da febre, sintomas como nariz escorrendo, tosse, uma leve diarreia, falta de apetite e de energia
  • Quando a febre vai embora, a pele começa a ficar manchada. A erupção costuma começar no tronco, e depois vai se espalhando na direção do pescoço e das extremidades, e desaparece em algumas horas ou em até três dias.
Como ela é uma virose não há um tratamento para combater, apenas para aliviar os sintomas como a febre e temos que oferecer sempre bastante líquido para a hidratação.
Helena ficou manhosa,mais do que de costume ! Mas assim como veio do nada a febre ela foi embora e no sábado não tinha mais nada 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário